Notícias

Jornada Alimentar: Alunos conhecem hortas de agricultores familiares

Os pequenos do Centro de Educação Infantil Favinho de Mel e do CEI Reino Encantado, em Içara, deixaram as salas de aula esta semana para conhecer as hortas de agricultores familiares içarenses. A iniciativa faz parte da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas de Educação Infantil Atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, do Governo Federal.

De acordo com as nutricionistas da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia Carolina Moriconi e Rúbia Raupp, o objetivo da ação é incentivar o debate e a prática de ações que visem a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil. “As visitas aos agricultores estavam prescritas em uma das etapas do projeto, que também contemplará temas como prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, horta escolar pedagógica e atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer”, informaram.

Desde o início da ação foram realizadas diversas experiências, como uma receita de bolo de cenoura, degustação do paladar com olhos vendados e por fim, a visita à horta familiar, conhecendo de perto os legumes utilizados nas etapas anteriores. “Estamos explorando as ideias iniciais das crianças em relação à alimentação saudável, fazendo uma pesquisa sobre os alimentos preferidos e consumidos por elas em casa e na escola”, explicou a professora Michele Biff Meller, que conduziu o projeto.

As visitas ocorreram em duas propriedades de agricultores familiares, onde são produzidos alimentos orgânicos (hortifrutis – hortaliças e legumes) consumidos na Rede Municipal de Içara. Os agricultores que receberam as crianças foram Dioni Simoni Vieira e Alcino Budny. O extensionista da Epagri Saymon Zeferino foi quem guiou a visita. Em Içara, além do Favinho de Mel e Reino Encantado, também estão participando os CEI´s Chapeuzinho Vermelho e Aprendendo Brincando.

Abrir comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Topo